Dia do Judô Veterano em Penápolis: CP homenageia profissionais

Sábado, 05/02/2022

Hoje (05), primeiro sábado de fevereiro, comemoramos o Dia do Judô Veterano em Penápolis. Instituída pela Lei Municipal 2352 de 2019, a data é celebrada pelo Clube Penapolense, que sempre incentivou a prática do esporte. Homenageamos todos os profissionais, especialmente os professores Eder Granato e Luiz Carlos Moreira, respectivamente, coordenador e professor do Judô do Clube Penapolense.

Eder Granato conquistou o título de campeão brasileiro, medalha de bronze no Pan-Americano e vice-campeão no Sul-Americano. Promovido ao sexto grau, é considerado Mestre Kodansha pela Federação Paulista de Judô, graduação rara na categoria.

Ja o professor Luiz Carlos Moreira, o Moreirinha, venceu muitos campeonatos e coleciona medalhas e condecorações por sua brilhante atuação, como nos Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos, Mundial de Judô e diversos torneios estaduais e nacionais.

Você sabia?

O judô é tão reconhecido que a UNESCO o declarou, em 2011, o melhor esporte usado como formação inicial para crianças e jovens de 4 a 21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”.

O judô promove o desenvolvimento de todas as habilidades motoras, como jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar e cair, e das habilidades psicomotoras, como localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, coordenação conjunta e independente de mãos e pés.

Também há vários benefícios sociais e cognitivos que podem ser adquiridos pelos praticantes de judô: liderança, valores morais, espírito de equipe, lealdade, fair play, autoconfiança, autocontrole, responsabilidade, disciplina, concentração, confiança e poder de decisão.